A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, pod

endo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras. Ela se manifesta principalmente na infância e adolescência, podendo também aparecer na idade adulta. Existem vários tipos de escoliose, sendo as mais frequentes: escoliose congênita, escoliose neuromuscular e escoliose idiopática.

A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recém nascido.

Já a escoliose neuromuscular é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral, ou musculares que determinam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e pólio.

A escoliose idiopática é a única que não possui causa conhecida, mas sabe-se que ela afeta estatisticamente 8 vezes mais as meninas.

Os sintomas da escoliose são: ombros ou quadris que parecem assimétricos, coluna vertebral encurvada anormalmente para um os lados e eventualmente desconforto muscular.

O tratamento osteopático da escoliose estrutural é feito a partir do equilíbrio mecânico postural e das cadeias musculares. A partir disso, sente-se uma melhora crucial na postura além de diminuição das dores.

Por OnFisiterapia

Todo o material publicado no OnFisiterapia é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.